Páginas

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Apresentação

Olá a todos,

Meu nome é Rodrigo, trabalho com TI há 12 anos, mas especificamente na área de infraestrutura e servidores Linux. Durante esse período eu consegui reunir uma boa experiência em sistemas operacionais e suas ferramentas. Como quase todos os usuários de computadores, comecei utilizando o SO da Microsoft®. Acontece que eu não consigo me conformar com as coisas e ficar acomodado com aquilo que me incomoda, e depois de algum tempo eu decidi experimentar o GNU/Linux.

Além de um inconformado eu sou também cauteloso, e como eu dividia o computador com o restante da minha família, não poderia simplesmente tirar o Windows® e colocar outro sistema, e assim eu instalei o WinLinux que nada mais era do que um aplicativo Windows que iniciava um ambiente "Linux" com KDE e outras coisas mais.

Meu lado inconformado ficou aguçado de novo e eu queria um Linux de verdade!!! Daí eu comprei uma revista que trazia a distribuição "Corel Linux" em CD (eu sei, mas na época eu não tinha conexão banda larga, nem gravador de CDs e nem conhecia alguém que tivesse). Nem preciso dizer que essa experiência foi um desastre!!!

Primeiro que para redimensionar o disco se utilizava o FIPS , um programa que rodava em DOS e que não era nem um pouco amigável. O resultado foi que eu detonei a tabela de partições e a instalação do Corel Linux não pode prosseguir. Minha família quase me baniu do convívio e me proibiram de chegar perto do computador de novo por algum tempo.

Passado algum tempo, depois que eu consegui reinstalar o Windows, saiu outra edição daquela revista mas dessa vez trazendo uma distribuição que eu já tinha ouvido falar, o Slackware Linux 8.1!!! Nem preciso dizer o que aconteceu... Dessa vez porém eu fiz da melhor forma possível. Fiz backup de todos os arquivos que estavam no HD, depois eu recriei a tabela de partições com espaço para o Linux, instalei o Windows, e depois meu Slackware.

A partir de então um novo mundo se abriu diante dos meus olhos e eu pude conhecer o mundo livre, seguro e estável dos sistemas Unix Like. Quase tudo o que eu sei de Linux eu devo ao Slack, pois a sua fama de ser pouco amigável o já o precede. Lembro que na época havia muitas distribuições amigáveis como Red Hat 8, Mandrake 8 e Conectiva 8, mas eu me sentia orgulhoso por ter um Slackware totalmente configurado e funcional (agora já com banda larga utilizando o programa RP-PPPoE).

Fiquei no Slackware durante alguns anos, e decidi experimentar outros sistemas operacionais. Daí eu pulei entre o RH, Mandrake, Conectiva, FreeBSD, depois o Kurumin, e cheguei no Debian. Passei a gostar muito dessa distribuição, pelo ideal, pela estabilidade e facilidade de uso sem perder aquela "cara" de Linux.

Hoje eu uso Ubuntu no meu notebook, minha esposa e minha filha de 8 anos também usam Ubuntu no netbook delas e não querem voltar para o Windows nunca mais. Trabalho como Administrador de Redes Linux e pretendo passar um pouco da minha experiência no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário