Páginas

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Dicas importantes FreeBSD

Olá a todos!

Esse post tem o objetivo de ensinar algumas coisas que devem ser feitas por quem quer usar o FreeBSD. Os pontos abordados aqui são bem básicos e servem para deixar uma instalação recente funcional para o usuário doméstico.

Configuração de wi-fi:

Uma instalação nova do FreeBSD não tem interface gráfica, e por isso será necessário baixá-la e instalá-la. Para quem usa conexão cabeada é tranquilo, basta espetar o cabo de rede no PC e executar os comandos necessários. Porém quem usa wi-fi pode ficar meio assustado com a idéia de ter que configurar uma conexão no shell. As configurações utilizadas aqui servem para qualquer placa, mas os nomes das interfaces são atribuídos de acordo com o modelo. Por exemplo, a minha placa é uma Atheros, e o nome da interface ficou "ath0". Além disso, essas configurações são aplicadas para quem utiliza redes WPA com DHCP, para WEP é outro procedimento que não vou explicar aqui por enquanto.

Primeiro passo, adicionar as seguintes linhas no arquivo /etc/rc.conf

wlans_ath0="wlan0" 
ifconfig_wlan0="DHCP"

Depois disso, vamos criar o arquivo "/etc/wpa_supplicant.conf" com o seguinte conteúdo:

network={ 
ssid="nome_da_sua_rede_wifi" 
psk="chave_da_sua_rede" 
}

Depois de criar o arquivo, deve-se executar o seguinte comando "/etc/rc.d/netif start" e em seguida o comando "dhclient".

Pronto! Você já está conectado na sua rede wireless e já pode instalar pacotes no seu FreeBSD.

Ambiente Gráfico

Vamos instalar o Xorg, Gnome e GDM no FreeBSD, então para isso execute os seguintes comandos (cada um pode ser executado em um terminal diferente):

pkg_add -r xorg
pkg_add -r gdm
pkg_add -r gnome2

Agora senta e espera, porque vai demorar...

Enquanto isso podemos editar o arquivo "/etc/rc.conf" adicionando as seguintes linhas:

hald_enable="YES"
dbus_enable="YES"
gdm_enable="YES"
gnome_enable="YES"

Essas linhas são necessárias para a utilização do GDM e do Gnome.

Depois de uma hora ou uma hora e meia (com uma conexão de 10 mbps), a instalação dos pacotes já deve ter terminado, então devemos executar o seguinte comando "Xorg -configure". Esse comando vai gerar o arquivo xorg.conf que será utilizado pelas sessões gráficas. Reinicie o sistema e aguarde até aparecer a tela do GDM.

Espero ter contribuído para que você consiga utilizar esse ótimo sistema que é o FreeBSD. Colocarei mais dicas nos próximos posts.

Até mais!!!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário