Páginas

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Virtualização

Olá a todos!!!

O objetivo desse post é falar rapidamente sobre um sistema de virtualização muito bom mas que não é muito conhecido, o KVM. Como eu disse no post anterior, tenho algumas máquinas virtuais bem simples (porém importantes) rodando dentro de alguns servidores Linux. A plataforma utilizada é o VMWare Server 2, que se tornou obsoleta, não tem mais suporte e nem atualizações da VMWare.

Isso pode ser um grande problema, pois qualquer atualização de kernel, pode tornar a plataforma inoperante. Comecei então a pesquisar novas soluções de virtualização que pudesse utilizar em Debian e que tivesse uma performance boa. No meu desktop eu costumo utilizar o Virtual Box, é uma boa solução, mas na minha opinião não possui uma performance muito boa.

Já tinha ouvido falar da solução KVM (Kernel-based Virtual Machine), mas nunca tinha usado. Resolvi experimentar pois dei uma lida sobre ela e achei interessante o fato de que a virtualização se dá diretamente no kernel, o que aumenta em muito a performance.

Vou ensinar aqui a instalar o KVM no sistema Debian e Ubuntu (já que os métodos são idênticos). Vou utilizar o conceito de cliente-servidor para essa solução. Então no servidor é necessário instalar os pacotes kvm, libvirt e libvirt-bin:

# apt-get install kvm libvirt libvirt-bin -y

Para aceitar conexões de um cliente, são necessárias algumas alterações. No arquivo /etc/default/libvirt-bin deve-se acrescentar a opção "-l" na linha:

libvirtd_optd="-d"

Essa opção (-l) quer dizer ao daemon para escutar conexões tcp. A próxima alteração está no arquivo /etc/libvirt/libvirtd.conf. Deve descomentar as linhas:

# listen_tls= 0
# listen_tcp= 1
# auth_tcp= "none"

Essa última opção eu coloquei "none" porque ainda não consegui fazer com que a autenticação via sasl funcionasse, e isso estava prejudicando meus testes. Quando eu conseguir fazer funcionar eu posto explicando como se faz. Um detalhe, para facilitar o gerenciamento dos arquivos utilizados para discos virtuais e imagens de cds, eu criei um link simbólico da pasta onde devem ficar armazenados esses arquivos:

ln -s /var/lib/libvirt/images  ~/virtual

Qualquer imagem de cd que você for utilizar para criar VMs, deve estar nessa pasta.

Depois dessas configurações, vamos reiniciar o libvirt:

# service libvirt-bin restart

Na máquina cliente, vamos instalar o pacote "virt-manager":

# apt-get install virt-manager -y

Essa é a interface de gerenciamento do KVM. Precisamos criar uma conexão com o servidor. Cllicamos em "Arquivo" -> "Adicionar Conexão". A opção "Hypervisor" deve ser "QEMU/KVM", marcar a caixa "Connect to Remote Host", a opção "Method" deve ser "TCP", o "Username" do servidor (pode ser o root) e em "Hostname" pode colocar o IP do servidor. Clique em "Connect" e já poderá criar as suas máquinas virtuais.

Conforme eu for avançando em meus testes até a implamantação, pretendo postar mais tutoriais e artigos referentes ao KVM. Meu próximo post provavelmente será sobre conversão de discos virtuais VMWare e VirtualBox para KVM.

Até a próxima !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário